O Estresse - O Estresse Não Está Só Na Sua Cabeça.

Publicado em 05/05/2021 21:28

O Estresse

O estresse não está só na sua cabeça.

Não afeta apenas seus pensamentos e atitudes. Embora muitas vezes comece aí, o estresse pode ter um grande impacto na saúde do corpo e da alma. E, finalmente, pode levar à depressão e ao esgotamento. Se você já teve dificuldade para sair da cama ou se perguntou se vale a pena viver a vida, você provavelmente já experimentou o início do esgotamento. O esgotamento ocorre quando você passa por um estresse excessivo a longo prazo. É uma sensação de exaustão completa e total – emocional, mental e fisicamente. Isso vai roubar sua energia e deixá-lo sem esperança e desamparado. Talvez a pior parte do esgotamento seja que, embora muitas vezes comece aí, não se limita ao seu local de trabalho. Isso inevitavelmente se espalhará em todos os aspectos de suas vidas. Isso pode destruir amizades e seu casamento. Isso impede você de ser o pai que seu filho precisa que você seja. E deixa sua autoestima em frangalhos. Eu sei disso por experiência própria. Dois anos atrás, o estresse do trabalho, da escola e da família combinou-se para me deixar em um estado de paralisia desesperada. No meio disso, perdi meu emprego. Houve dias em que me perguntei se sair da cama valeria a pena o tempo ou a energia. Meu casamento sofreu, assim como meu relacionamento com meus filhos. Felizmente, reconheci o que estava experimentando antes que pudesse me destruir. E esse é o primeiro passo para se recuperar do esgotamento: reconheça que você tem um problema. Como posso saber se estou queimando? Todos nós temos dias em que nos sentimos sobrecarregados e subestimados. Sentir-se assim ocasionalmente não é necessariamente um sinal de esgotamento. No entanto, quando esses dias se tornarem a norma, e não a exceção, você pode estar caminhando para o esgotamento. O esgotamento não acontece de uma vez. É um processo lento e lento que fica cada vez pior ao longo do tempo – especialmente se não for tratado. A chave é prestar atenção aos sinais de alerta e trabalhar ativamente para combatê-los. Então, quais são alguns dos sinais de esgotamento?

 

Sintomas emocionais de esgotamento

Algumas das primeiras mudanças que você notará se estiver no caminho do esgotamento são de natureza emocional. Você pode ter uma sensação crescente de fracasso ou desesperança. Você pode começar a duvidar de si mesmo ou perder o senso de autoestima. Pode haver momentos em que você se sinta preso em seu próprio corpo. Por outro lado, você pode se sentir distante, como se estivesse assistindo a um filme de sua vida, em vez de vivê-lo. Você provavelmente se pegará pensando pessimisticamente e se perguntando se as coisas vão melhorar. Com o passar do tempo, você verá que sua motivação foi minada e mesmo quando as coisas vão bem, você se concentrará apenas no que poderia ter sido melhor. Se você olhar para sua vida e encontrar muitos dos sintomas, pode estar no caminho do esgotamento. Se continuar, provavelmente começará a ver alguns dos seguintes sintomas físicos. Sintomas Físicos de Burnout Além dos danos emocionais, o esgotamento também pode criar sérios problemas físicos para você. Muitas vezes começa com uma sensação de cansaço. Você descobrirá que, mesmo depois de uma boa noite de sono, ainda se sente cansado. Uma das razões para isso é que o esgotamento muitas vezes faz com que seus padrões de sono e alimentação mudem. Você passará de uma pessoa matinal para uma pessoa que sai à noite ou vice-versa. Você pode não conseguir dormir. E você pode descobrir que deseja comer com mais frequência do que o normal ou perde completamente o apetite. Além disso, você pode descobrir que está tendo dores de cabeça mais frequentes ou até mesmo dores musculares. E com o passar do tempo, sua imunidade diminuída pode levá-lo a crises mais frequentes de enjôo. Com o passar do tempo, você provavelmente encontrará um aumento nesses sintomas físicos se estiver sofrendo de esgotamento. À medida que seu corpo começa a ser afetado pelo estresse, seu comportamento e suas atitudes provavelmente também mudam. Outros sintomas de burnout Se você estiver passando por um esgotamento, provavelmente descobrirá que sua falta de motivação o levará a começar a agir de maneiras diferentes. Você pode procurar maneiras de evitar o trabalho adiando coisas ou chegando atrasado e saindo mais cedo. Você se verá descontando suas frustrações nos outros, mesmo naqueles que estão conectados à fonte de seu estresse. Isso geralmente leva ao afastamento dos outros e ao isolamento. A dor de relacionamentos rompidos pode fazer com que você se console com comida, álcool ou mesmo drogas. Se você está fazendo essas coisas, provavelmente está lidando com algum tipo de esgotamento.

 

Há esperança para o esgotamento? Embora o esgotamento possa fazer você se sentir desesperado, sempre há esperança. Amanhã não está definido em pedra. E os erros do nosso passado não têm que determinar nossos sucessos futuros. Sei, por experiência própria, como esse esgotamento pode ser exaustivo e devastador. Eu estive lá. Mas também sei que existe um caminho através das nuvens de estresse e esgotamento. Passei por aquele incêndio e cheguei ao outro lado. E eu posso te dizer, como alguém que pensou que nunca daria mais um passo, que há uma luz no fim do túnel. Há esperança do outro lado. Então, como fui capaz de avançar e alcançar o outro lado? Isso só foi possível com o tempo e algumas das etapas seguintes. Desenvolva e mantenha relacionamentos próximos Nós, como seres humanos, somos criaturas relacionais. Nós prosperamos quando temos fortes conexões com outras pessoas. E isso não é apenas folclore. A pesquisa provou que pessoas com fortes amizades e laços familiares são mais felizes, saudáveis ​​e têm maior probabilidade de alcançar o sucesso. Esse tipo de relacionamento profundo nunca é mais importante do que quando nos encontramos passando por esgotamento ou depressão. O perigoso tanto do esgotamento quanto da depressão é que, quando passamos por eles, tendemos a nos afastar dos outros. Isso só piora nossa condição. Por causa disso, você precisará ser intencional quanto à construção e manutenção de relacionamentos fortes quando se encontrar em uma estação de esgotamento. Faça planos para tomar café da manhã ou almoçar com amigos em quem você pode confiar. Encontre alguém em quem você tenha confiança, que possa confessar suas experiências e que vai ouvi-lo sem julgamento. Esse é o tipo de relacionamento profundo que não só o preservará durante as épocas difíceis, como o conduzirá para o outro lado. Ao dizer isso, estou falando de um lugar de experiência. Quando passei pelo meu esgotamento, fiquei tentado a fugir. Na verdade, houve dias em que me tranquei no quarto e desliguei o telefone para não ter que enfrentar ninguém. Mas acabei percebendo que estava apenas caindo em uma espiral descendente. Então, eu segui o conselho exato que dei a você aqui: encontrei três ou quatro amigos próximos e comecei a compartilhar minha vida com eles.

Você pode gostar

© 2021 - APEGAR
Envie sua mensagem..
Posso ajudar?
Como podemos ajudar?